BLOG DO LOUCO

terça-feira, 8 de novembro de 2011

REVELAÇÃO

            Hoje acordei cedo e fui levar minha mãe para realizar um exame médico no hospital , quando durante a longa espera na fila para realização dos exames eu senti uma vontade de sair daquele lugar e fazendo o que meus instintos me mandavam, saí a andar pelos corredores daquela casa de saúde, quando me deparei com uma linda construção antiga que vem a ser a capela do hospital, lugar onde os necessitados que ali se encontram juntamente com seus familiares vão para fazer orações tanto para pedir bênçãos como pra agradecer as desde já alcançadas. Diante da capela resolvi entrar e rezar um pouco, momento em que sentado em um daqueles imensos bancos de madeira alguma coisa acabava de chamar minha atenção, não era nada que eu ainda não tenha visto, mas no dia de hoje tive uma visão diferente daquelas figuras. As figuras que cito, são as imagens da via sacra de Jesus desde seu julgamento por Pilatos, passando por sua penosa caminhada suportando sua imensa cruz, até o momento em que seria crucificado.                                                                                                                                                                                                      Sempre olhei para aquelas imagens e vi Jesus sendo julgado e sofrendo até sua crucificação, mas hoje percebi uma coisa diferente; será que não tem nenhuma mensagem oculta naquelas figuras, uma vez que muitas das mensagens da Bíblia nos foram passadas por parábolas. Observando-as cuidadosamente  percebi que elas nos ensinam detalhadamente como será nossas vidas e nos ajuda a entender o que passamos através dos dias e que muitas vezes não entendemos. A primeira imagem, por exemplo, me deu a idéia de o início de nossa vida que após sermos batizados escolhemos nosso caminho e fazemos a vontade de nossos pais assumindo a partir daquele momento nossa cruz e decidimos como iremos conduzí-la e carregá-la através de nossas vidas. 
                   A próxima imagem já mostra Cristo carregando sua cruz pela cidade, o que nos mostra a pesada cruz que teremos de carregar durante nossas vidas, os problemas que enfrentaremos e que teremos de suportar, sempre nos lembrando que nunca estaremos sozinhos.
                   Já na terceira imagem podemos ver Cristo caído ao solo sem forças, sem abandonar sua cruz, mesmo com vários soldados o agredindo, criticando e tornando sua caminhada ainda mais difícil; nos mostrando assim que teremos difíceis momentos em nossas vidas, momentos estes que acreditaremos estar sem forças pra continuar, para todos os lados que olhamos não vemos nenhuma mão amiga para nos ajudar a levantar, mas mesmo assim não teremos como deixar nossa cruz para trás, temos de nos levantar e continuar a carregá-la.

            Continuando a analisar a via sacra de Cristo, podemos ver que Cristo se levantou e quando a cruz pesava mais ele recebeu ajuda para continuar seu caminho.  Podemos ver que em nossa vida nos momentos mais difíceis, ao nosso redor aparecerão várias pessoas para nos criticar, várias para ter pena de nossos problemas e poucas para nos estender à mão, mas DEUS nunca nos deixa sozinhos e sempre estará nos ajudando através das pessoas.
               Em seguida, Cristo inicia a subida ao monte onde será crucificado, já muito debilitado e ferido, o que me leva a comparar essa subida com o momento em que estamos chegando ao fim de nossas vidas, uma vida inteira carregando nossa cruz, uma vida em que caímos muitas vezes e que nos reerguemos e que agora nos leva ao inevitável e que é a parte mais difícil: saber que estamos próximos da prestação de contas e sabendo que tudo dependerá de uma coisa; de como carregamos nossa cruz.
  Agora Cristo prepara-se para ser pregado à cruz, momento em que vejo que por mais que tenhamos tentado nos esquivar de nossa cruz, que a tenhamos carregado ou que a deixamos cair, no fim percebemos que tudo aquilo que passamos e fizemos esta pregado em nossas vidas, era pra ser nosso e nos foi dado na medida certa para que pudéssemos carregá-la até este momento crucial de iluminação.
              Pregado na cruz, recebe o pedido de perdão de um assassino e o perdoa e lhe promete o reino dos céus, sua mãe e amigos sofrem ao vê-lo naquele estado, mas mesmo sofrendo e sabendo de seu destino, Cristo o enfrenta. Nesse momento vejo o fim de nossas vidas, aqueles últimos momentos em que temos a chance de pedir perdão pelos nossos erros, perdoamos aqueles que nos ofenderam, e após de uma vida difícil aceitarmos nossa cruz e deixarmos esse mundo para concluirmos nosso caminho aqui na terra.
                   Depois da crucificação Cristo é retirado da cruz, tem seu corpo coberto e é levado para uma gruta escura que foi trancada atrás de uma imensa pedra, até ressuscitar como foi dito que iria: “... e subiu aos céus e está sentado a direita de Deus pai todo poderoso...”. Nessa citação creio que a escuridão de seu túmulo seja o local onde ficamos após nossa morte, local de desorientação. O momento em que ele ressuscita e aparece para Maria e aos apóstolos, ainda tendo em seu corpo às chagas a mostra, acredito que seja o momento em que temos noção de que estamos mortos e as chagas são as lembranças de tudo que fizemos em vida, tanto coisas boas como ruins, que nos faz lembrar de nossos erros e acertos, sendo que sua ascensão aos céus é o momento em que alcançamos a iluminação.

 
                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário: