O que é dano moral e quando acontece nas
relações de consumo
Muito se fala sobre danos morais, mas a grande maioria das pessoas não
sabe, de fato, o que é o dano moral.
O dano moral é aquele que traz como
conseqüência ofensa à honra, ao afeto, à liberdade, à profissão, ao respeito, à
psique, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida, sem necessidade de
ocorrência de prejuízo econômico.
É toda e qualquer ofensa ou violação que não venha a ferir os bens
patrimoniais, mas aos seus princípios de ordem moral, tais como os que se
referem à sua liberdade, à sua honra, à sua pessoa ou à sua família.
Sempre que uma pessoa for colocada em uma situação humilhante, vexatória
ou degradante, afrontando assim à sua moral, poderá exigir, na Justiça,
indenização pelos danos morais causados.
Nas relações de consumo atuais há muitas formas de abusos praticados por
fornecedores de produtos e serviços e que geram dano moral.
FONTE: S.O.S CONSUMIDOR
SITUAÇÃO EM QUE SE CARACTERIZARIA AÇÃO DE
DANOS MORAIS
Nome foi alterado depois de discussão entre
consumidora e atendente.
Mulher registrou B.O. em Sorocaba e estuda acionar
empresa na Justiça.
Uma mulher registrou um boletim de ocorrência
na delegacia de Sorocaba (SP) depois de receber uma fatura de uma empresa de
internet e TV a cabo onde seu nome aparecia substituído por um xingamento.
Tanto na parte de fora do boleto quanto na parte de dentro, Kátia Nogueira foi
alterado para "Vadia Nogueira".Por telefone, o G1 conversou com a
assinante, que se disse extremamente ofendida com a situação. "Não dá para
definir como eu me sinto neste momento. Não sei se é raiva, mágoa, decepção...
não existe um xingamento que ofenda mais uma mulher do que esse", afirma.
Segundo Kátia, ela tem tido problemas com a empresa desde outubro, quando
deixou de trabalhar e as despesas passaram a depender totalmente do marido.
Desde então, as contas atrasaram e ela precisou fazer vários acordos para
continuar utilizando os serviços. Na semana passada, porém, a TV e a internet
foram cortadas um dia depois de uma nova negociação, quando o atendente
garantiu que isso não aconteceria.
Quando ligou para reclamar, Kátia afirma que foi atendida por uma mulher
"impaciente" que a deixou esperando na linha por exatos 29 minutos.
"Ela foi muito grossa e nós tivemos uma discussão acalorada. Trocamos
farpas e eu exigi que ela transferisse a ligação para o setor de cancelamento.
Ela me pediu para aguardar e eu fiquei ouvindo o barulho do call center no
fundo. Depois de muito tempo, eu disse 'Continuo esperando, viu?!', e ela
respondeu 'Fique esperando, então'. Depois, ela colocou uma musiquinha e
desligou", relata.
Insatisfeita, a cliente ligou de volta. Dessa vez, outra pessoa atendeu e
resolveu o problema. Porém, nesta quinta-feira (26), quando a fatura chegou, a
consumidora levou um susto. "Primeiro, li Vânia; depois, Nádia. Achei que
o boleto tinha sido entregue em endereço errado, e só depois entendi o que
estava acontecendo", conta.
Imediatamente, Kátia resolveu registrar um B.O. A delegada Darly Kluppel, que
registrou a ocorrência, ficou igualmente indignada com o ocorrido. "É um
caso inédito. Ela estava muito ofendida, assustada mesmo", diz.
O caso foi registrado como injúria e a vítima foi orientada a procurar um
advogado para acionar a empresa judicialmente. "Eles precisam ter cuidado
com as pessoas que contratam, porque a empresa responde pelos seus
funcionários", ressalta a delegada.
Kátia ainda não decidiu se entra na Justiça contra a operadora, mas disse que
já conversou com um advogado amigo da família sobre as providências que podem
ser tomadas em um caso como esse.
ABAIXO NOTÍCIA
VEICULADA PELO SITE: WWW.GLOBO.COM NA DATA DE 28/07/2012, QUE ESTA DISPONÍVEL
NO LINK A SEGUIR:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/07/cliente-tem-nome-trocado-por-palavrao-em-conta-de-tv-e-internet.html
Segundo Kátia, ela tem tido problemas com a empresa desde outubro, quando deixou de trabalhar e as despesas passaram a depender totalmente do marido. Desde então, as contas atrasaram e ela precisou fazer vários acordos para continuar utilizando os serviços. Na semana passada, porém, a TV e a internet foram cortadas um dia depois de uma nova negociação, quando o atendente garantiu que isso não aconteceria.
Quando ligou para reclamar, Kátia afirma que foi atendida por uma mulher "impaciente" que a deixou esperando na linha por exatos 29 minutos. "Ela foi muito grossa e nós tivemos uma discussão acalorada. Trocamos farpas e eu exigi que ela transferisse a ligação para o setor de cancelamento. Ela me pediu para aguardar e eu fiquei ouvindo o barulho do call center no fundo. Depois de muito tempo, eu disse 'Continuo esperando, viu?!', e ela respondeu 'Fique esperando, então'. Depois, ela colocou uma musiquinha e desligou", relata.
Insatisfeita, a cliente ligou de volta. Dessa vez, outra pessoa atendeu e resolveu o problema. Porém, nesta quinta-feira (26), quando a fatura chegou, a consumidora levou um susto. "Primeiro, li Vânia; depois, Nádia. Achei que o boleto tinha sido entregue em endereço errado, e só depois entendi o que estava acontecendo", conta.
Imediatamente, Kátia resolveu registrar um B.O. A delegada Darly Kluppel, que registrou a ocorrência, ficou igualmente indignada com o ocorrido. "É um caso inédito. Ela estava muito ofendida, assustada mesmo", diz.
O caso foi registrado como injúria e a vítima foi orientada a procurar um advogado para acionar a empresa judicialmente. "Eles precisam ter cuidado com as pessoas que contratam, porque a empresa responde pelos seus funcionários", ressalta a delegada.
Kátia ainda não decidiu se entra na Justiça contra a operadora, mas disse que já conversou com um advogado amigo da família sobre as providências que podem ser tomadas em um caso como esse.
ABAIXO NOTÍCIA
VEICULADA PELO SITE: WWW.GLOBO.COM NA DATA DE 28/07/2012, QUE ESTA DISPONÍVEL
NO LINK A SEGUIR:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/07/cliente-tem-nome-trocado-por-palavrao-em-conta-de-tv-e-internet.html
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